Pré-cinemas: oficina de brinquedos óticos

 

a 1 midia magia 0507

Orientação: Denise Agassi e Eduardo Salvino

O termo Pré-cinema designa as técnicas inventadas para animar ou projetar as imagens, anteriores à projeção do primeiro filme dos Irmãos Lumière, em 1895, antes da invenção do cinema. Essas técnicas são conhecidas como: Teatro de Sombra, Câmera Obscura, Objeto Ótico, Livro Mágico, Lanterna Mágica, Panorama, Objeto Cinético, Fantasmagoria, Teatro Ótico, Cronofotografia, entre outras. Na oficina “MÍDIA MAGIA – Pré-cinemas: oficina de brinquedos ópticos” vamos trabalhar as animações que compreendem uma sequência de quadros com pequenas interferências, dando a impressão de movimento na imagem. Para isso, construímos objetos ópticos e cinéticos, conhecidos como Taumatrópio, Flipbook, Fenaquistiscópio, e Zootrópio. Esses primeiros experimentos tornam-se brinquedos que possibilitam a compreensão da imagem em movimento. Durante o curso os participantes serão estimulados a produzir seus próprios brinquedos ópticos com materiais disponibilizados pelos professores. A execução dos brinquedos pode ser individual, em dupla ou em grupo e o material produzido fica com os participantes.

 

MATERIAIS

Cartolina, barbante, cola bastão e branca, fita crepe, fita adesiva, tesoura, post it de vários tamanhos e cores, caneta preta, canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, borracha e palito de churrasco.

Aula 1 – Apresentação do curso, professores e alunos;

– Apresentação dos pré-cinemas:

Teatro de Sombra, Câmera Obscura, Objeto Ótico, Livro Mágico, Lanterna Mágica, Panorama, Objeto Cinético, Fantasmagoria, Teatro Ótico, Cronofotografia

– Apresentação de brinquedos óticos e livros mágicos.

 

Aula 2 –  TAUMATRÓPIO

 

Frame Traumatropio CEMM17 consl

Taumatrópio

Ou Taumatroscópio é um brinquedo muito simples que ilustra um fenómeno de ilusão ótica. Consiste em um disco pequeno de papelão, com um desenho na frente e outro, de cabeça para baixo, no verso, preso por duas cordas amarradas nas bordas paralelas. As cordas devem ser torcidas para um lado e depois esticadas. Ao esticar as cordas o disco gira rapidamente e as duas imagens se fundem em uma só. Inventado por Willian Fitton em 1825, outros dizem que foi em 1824, por Peter Mark Roget.

 

Aula 3 – FLIPBOOK

Também conhecido como livro mágico, cinema-de-bolso ou folioscópio é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, possui normalmente entre 25 a 50 folhas, com fotos ou desenhos. Passando as páginas rapidamente com a mão, vemos o movimento nas imagens. A brincadeira fez bastante sucesso ao longo de todo o século XIX. Criado em 1868, por John Barns Linnet.

 

Aula 4 – ZOOTRÓPIO

a 4 midia magia 2606

zootrópio

Do grego Zootropo (zoe = vida, tropos = roda), Zootroscópio e ou Daedalum foi criado em torno de 1834 pelo relojoeiro inglês William George Horner. Trata-se   de um tambor giratório com frestas em toda a sua circunferência. Em seu interior, montavam-se sequências de imagens produzidas em tiras de papel, de modo que cada imagem estivesse posicionada do lado oposto a uma fresta. Ao girar o tambor, olhando através das aberturas, assiste-se ao movimento.

 

Aula 5 –  GIF: os netos dos pré-cinemas

– Utilizando o Gimp e o Photoshop para a animação quadro a quadro.

Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos. O GIF é um formato de imagem muito usado na Internet, e que foi lançado em 1987 pela CompuServe, para disponibilizar um formato de imagem com cores em substituição do formato RLE, que era apenas preto e branco. Uma das características mais marcantes do Gif é o intercalamento, que armazena as linhas do desenho fora de ordem de modo a possibilitar que uma imagem parcialmente descarregada seja reconhecida antes mesmo de ser totalmente baixada. Com isso o usuário pode cancelar o carregamento ao perceber que não é aquilo que queria. O formato GIF rapidamente se tornou popular por causa da utilização da compressão de dados LZW, que por ser muito eficiente, permitia que imagens relativamente grandes fossem baixadas num tempo razoável, o que para a época era muito importante, uma vez que a grande maioria das conexões era feita usando modens muito lentos.

Midia M consl tutorial gif

caveiraweb

       GIF

 

– Apresentação do app Boomerang.

Captura de Tela 2017-07-12 às 14.07.11

Tutorial Boomerang app – http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/11/como-fazer-boomerangs-direto-do-app-do-instagram.html

 

Aula 6 – Fenacistoscópio

Do grego espectador ilusório é um dispositivo inventado pelo Belga Joseph Plateau para demostrar a sua teoria da persistência na retina em 1829. Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.

fenapatrondoblecartafenahoja1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: