Fabulações Temporais: Criações lúdicas

relogiosjpg

Orientação: Cássia Hosni e Emanuel César.

A oficina, de cunho prático, propõe um resgate da memória pessoal para o público da 3ª idade. Serão realizados exercícios lúdicos sobre a percepção do tempo e os modos possíveis de vivenciá-lo.Trabalharemos assim, de forma poética e aberta, para a reconstrução desse grande tecido coletivo que é a arte de perceber o tempo presente na vida das pessoas. Paralelamente, realizaremos a construção de um instrumento lúdico, um pêndulo magnético, conhecido como pêndulo perpétuo, que mede os segundos.

Aula 1 – Apresentação dos proponentes e da estrutura da oficina de caráter prático. Serão realizados exercícios práticos referentes a observação do tempo, no qual os integrantes irão refletir sobre o que é possível realizar em 1 minuto, 1 dia e 1 semana.

IMG_0255

Aula 2 – Leitura dos trechos dos poemas de Manoel de Barros. A partir disso, será realizado uma conversa sobre o conceito de memória e as definições possíveis para a percepção do tempo. Será solicitado para que os integrantes façam um exercício em casa de medição do tempo. Podemos abordar também  o fato  que desde os gregos até a filosofia moderna, refletimos sobre o tema, Santo Agostinho, expressa suas idéias em” As confissões…Agostinho questiona a afirmação costumeira de que existem três tempos: presente , passado e futuro.

Aula 3 – Laboratório criativo contendo exercícios lúdicos, práticos, e de cognição.

IMG_0613

Aula 4 – Excerto de filmes audiovisuais que falam sobre a construção do tempo e os modos de medi-lo, como “Ponto de Mutação”, do livro de Fritjof Capra (Cena do Relógio).Exercício prático para a construção de um pêndulo perpétuo

Aula 5 – Finalização da construção do Instrumento lúdico. Encerramento e reflexão sobre a oficina.

IMG_0766

Aula 6 – Resultado interdisciplinar com todos os professores. Finalização e fechamento do módulo. Exposição e apresentação dos trabalhos produzidos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: