Pensar as imagens

Orientação: Cássia Hosni e Eduardo Salvino

O curso, apresenta a introdução da imagem digital, abordando os temas da captura da imagem nos celulares (ou em câmeras digitais), a importação para o computador, organização de um acervo pessoal online, em nuvem e a possibilidade de anexação desta imagem por email; Serão abordadas as possibilidades de uso e o caráter da conectividade em rede, da criação do perfil pessoal até a inserção de conteúdo e participação nas comunidades virtuais. Desse modo, por meio da apresentação e manuseio das ferramentas virtuais, propõe-se que os dois cursos possam permitir o domínio técnico e também a reflexão aos participantes idosos, pertencendo e interagindo com as imagens e também nas formas de distribuição de conteúdo digital. (redes digitais, retrato, perfil)

Aula 1: 24 de Abril – Apresentação dos proponentes e da estrutura do curso, essencialmente de caráter prático. Foi realizado um mapeamento sobre o desejo e os anseios de cada participante e como a tecnologia pode auxiliá-los a armazenar e compartilhar as imagens digitais no cotidiano.

Aula 2: 08 de Maio  – Explicação sobre os modos de importação da imagem para computador e resolução da imagem fotográfica: o nível de detalhe que uma imagem comporta. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem. Cuidados na utilização e modos de segurança para a distribuição das imagem em rede. Destacam-se o Google Drive: um serviço de disco virtual no qual os usuários do Google podem acessar programas, serviços e arquivos remotamente, através da Internet.

Aula 3: 15 de Maio – A captura da imagem digital. Exploração dos recursos técnicos da imagem digital, por meio das câmeras dos celulares. Solicitação dos participantes realizarem fotografias, por meio dos celulares, de locais e assuntos que tenham interesses.

pensar I 15 04 17

Aula 4: Explicações sobre o armazenamento das imagens em suporte virtual, utilizando ferramentas como o Google Drive. Explicações iniciais sobre a rede social Instagram: os alunos criaram suas respectivas contas na rede social de fotografia, definiram perfil e em seguida aprenderam sobre postagem e edição de fotos. Os alunos aprenderam, também, sobre como pesquisar sobre outros perfis de seus interesses e a marcar  suas próprias  publicações com a # hashtag.

Aula 5: Modos de distribuição e compartilhamento de imagens e arquivos, utilizando as ferramentas disponíveis do Google Drive. Instalação e apresentação do Instagram (continuação) como modo de compartilhar imagens fotográficas digitais.

 

A aluna Viviane Véspero conhecida, também, como Vovó Vivi fala um pouco sobre o módulo 2: “pensar a imagem” do projeto Cérebro Eletrônico:

Aprendendo sobre Internet no SESC Consolação

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: