Rastros on e offline – oficina de mapeamento e geolocalização

Denise Agassi & Emanuel Valle

O espaço físico e seu espelhamento no digital é formado por elementos como o som, luz, histórias, memórias e até mesmo regras e relações de poder, podendo variar conforme o lugar e época. A potência simbólica dos elementos que constituem os espaços deixam marcas que sobrevivem ao tempo e também podem contar a nossa história.

Atualmente, os caminhos e lugares por onde passamos ficam o tempo todo registrado e é compartilhado através de aplicativos. Estamos sendo o tempo todo rastreados, temos ‘seguidores’ e deixamos os nossas pegadas no espaço físico e digital. Nossos gestos e movimentos revelam quem somos e como vivemos.

Esta atividade consiste em identificar os elementos que nos orientam no espaço físico, como as bússolas, os astros (sol e lua), lugares que conhecemos e os sistemas de geolocalização disponíveis nos aplicativos dispositivos móveis. A partir destas informações, criamos uma instalação formada por objetos simbólicos que remontam e nos conscientizam de nossa presença no espaço físico e virtual. A cada aula, objetos, fotografias e outros elementos serão trazidos pelos alunos para criarmos um mapa mundi através de uma instalação.

 

1º aula – Redesenhando o mundo

Mapa mundi: outras representações cartográficas (e se a Terra fosse oca ou plana?!!!)

– Rosa dos ventos, bússolas analógicas e digitais (celular – giroscópio e bússola para arduino)

 

Captura de Tela 2017-06-01 às 00.34.05 hqdefault

2º aula – Navegar é preciso!

– Sistema Solar, oceanos e constelações

– Instrumentos ópticos de navegação: bússola, relógio solarsextante

 

3º aula – Reconstrução do espaço físico

– Referências pessoais, memória e a nossa relação pessoal com o espaço físico

 

4º aula – Navegar (na internet) não é preciso. Criar é preciso!

Reconstrução do espaço a partir dos bancos de dados online com a Plataforma Net Arte

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/chapultepec-piramide

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/os12-trabalhos-de-hercules

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/musicas-africana

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/los-mejicanos

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/himalaia

http://plataforma.midiamagia.net/net_arte/os-extraterrestres-estao-chegando

 

 

5º aula – Constelações 

– orientação sobre solda, dimer, fibra optical e LEDs

 

Captura de Tela 2017-06-01 às 00.37.12
6º aula – Projeção de constelações no espaço 

  • 4 LEDs ( Diodo Emissor de Luz )
  • Micro Motor
  • Caixa de redução ( Micro )
  • Porta Baterias ( 4 AA )
  • Baterias ( 4 AA )
  • Mini Domo Multiface  ( Prisma de Plastico Esférico ).
  • Caixa Plástica
  • Micro Chave ( Liga – Desliga )

Captura de Tela 2017-06-01 às 00.45.59img_8822w.jpg

        

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: