Constituição de banco de dados pessoais e coletivos

Orientação: Cássia Hosni e Denise Agassi

Os encontros propõem por meio de estímulos sensoriais, como a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato, buscar que cada participante acesse as memórias presentes em sua vida.Os exercícios práticos e reflexivos que serão utilizados como disparadores, estímulos externos que irão funcionar de modo que os participantes criem sua própria narrativa de forma poética e aberta, para o registro de um grande tecido coletivo, que é a arte de apresentar as histórias pessoais das pessoas idosas. Busca-se assim que cada participante, perceba que a tecnologia pode ser um modo de vivência física e virtual que proporciona conexões e afetos.

No final trabalharemos com a Plataforma Net Art que possibilita o entrecruzamentos de arquivos pessoais e banco de dados coletivos, como o Youtube e Flickr.

Aula 1 – Apresentação das proponentes e da estrutura do curso. Será realizada uma dinâmica para despertar o sentido olfativo, por meio de fragrâncias que remetem o cotidiano, como alimentos, perfumes, produtos de limpeza, cosméticos, etc. Será solicitado que os participantes tragam no encontro seguinte objetos pessoais que estejam relacionados a vivência pessoal, e, que, de algum modo, possam ser rememorados.

1

Aula 2 – Conversa sobre os objetos trazidos da casa dos participantes e a realização de fotografias que serão utilizadas posteriormente. Será realizado um exercício para estimular o paladar, no qual, os participantes, irão provar essências comestíveis, para despertar lembranças.

IMG_1814

2

Sugestão de visita ao Espaço Perfume Arte+História, localizado em Perdizes.

Aula 3 – Manipulação de objetos dentro uma caixa tátil, no qual os participantes serão estimulados a identificar o que estaria inserido na caixa vedada, apenas utilizando as mãos. Apresentação e experimentação da Plataforma Net Art

IMG_8489w3

Aula 4 – Relatos e conversa sobre as experiências anteriores. Investigações auditivas em torno dos ruídos que abarcam uma possível narrativa individual e coletiva. Qual sua música preferida? Que música te faz chorar?

Abordagem sobre os sistemas de buscas e indexação na internet. Exercício prático de trazer as vivências sensoriais por meio da síntese de palavras-chave, tags, que serão utilizadas para a criação do banco de dados próprio de cada participante

Exibição de um trecho do documentário Alive Inside que mostra com a música tem capacidade de combater a perda de memória.

IMG_8481w4

Aula 5 – Criação e finalização de uma obra pessoal que utilize a Plataforma Net Art

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: