Proto-interface física e eletrônica.

Orientação: Eduardo Salvino e Emanuel Cesar

O curso intenciona construir coletivamente um dispositivo eletrônico, que coloque em circulação as suas memórias. Teremos como referência trabalhos artísticos e científicos: instalação de arte; programação e controle de micro-controladores; mecanismos intercomunicação e gadgets sonoros. Nos apropriaremos de:  brinquedos lúdicos e jogos eletrônicos, baseados na simplicidade. Esses poderão ser trazidos pelos idosos, montados pelos mesmos e ou justapostos, proporcionando a satisfação da pequena tarefa em si e paralelamente ativando “a memória de representação perceptual” (Priming). Nessa Interface work in progress utilizaremos o arduíno, além de componentes básicos: transistores; fotocélulas; circuitos integrados.

Aula 1 – Em 13 de março iniciou-se as atividades com a exibição de trabalhos de artistas que pesquisam o som e lidam com tecnologia digital e analógica. Apresentação dos componentes eletrônicos e reconhecimento dos códigos básicos. Leitura dos esquemas elétricos, avaliação do material trazido pelo aluno. Estudos de casos Interfaces feitas por artistas, engenheiros e pesquisadores

A CB 1303
Emanuel Cesar apresentando os componentes eletrônicos aos alunos.
B CB 1303
Eduardo Salvino falando sobre instalações sonoras e obras de arte interativas.

Aula 2 – Acompanhamento das práticas dos alunos. Em 20 de março deu-se a montagem do primeiro e menor circuito elétrico do Mundo e percebendo o primeiro resultado prático;

           – Proto-board + resistores + transitores + baterias + LEDs…

Aula 3 – Acompanhamento das práticas dos alunos. Em 27 de março foram construídos sensores de presença;

L.D.R (Resistor dependente de luz) + resistores variáveis + circuitos integrados  em linhas e colunas.

Aula 4 – Em 03 de Abril finalizou-se a caixa de musica digital (figura 1) em uma  protoboard, esse dispositivo que nos permite montar qualquer circuito sem ter que soldar os componentes numa placa de circuito impresso. O aluno escolheu algumas músicas clássicas no repertório presente nos transistores coloridos(figura 2), podendo de tempos em tempos trocar a canção de sua caixa de música.  Em seguida deu-se início à montagem do mini órgão digital(figura 3). Foi apresentado aos alunos o protótipo da instalação “quase polimorfo”(figura 4), interface sonora coletiva que consistirá em 13 caxias de madeiras moduláveis e seus respectivos mini órgãos.

A CB 3 04C CB 3 04D CB 3 04B CB 3 04

Aula 5 – Em 10 de Abril

Os alunos finalizaram os órgãos e começaram a ajustar as notas do, re, mi, fa, so, la, si de seus respectivos teclados (figura 1). Eles começaram, também, a customizar a  caixa suporte do teclado (figura 2 e 3) Eurides Vieira e Vivi Vespero, Penha Cavalcante (figura 4) e Tereza Larriera (figura 5). Essa caixa suporte será um múltiplo da instalação “quase polimorfo”, interface sonora coletiva que consistirá em 13 caxias de madeiras moduláveis e seus respectivos mini órgãos (figura 6).

Vovó Vivi na sua 5°aula, construíndo um tecladinho eletrônico. O Professor Edu fica bravo com ela porque ela fala caixa de música ao invés de teclado.

 

 

Aula 6 – Em 19 de Abril

Resultado interdisciplinar de 4h de duração com todos os professores: Finalização e fechamento do módulo: Exposição e apresentação dos trabalhos produzidos, como as obras que utilizaram o banco de dados de modo a produzir uma obra na Plataforma Net Art + Interface analógica intitulada “quase polimorfo”.

Em “quase polimorfo”, composta de alto-falantes, circuitos, transístores e madeira, os alunos puderem tocas simultaneamente vários sons criando um som orquestrado singular. A obra, contendo 13 caxias de madeiras moduláveis e seus respectivos mini órgãos (figura 6), em forma de espiral em torno de um poste de passagem de energia convida o espectador a tocar musicas e a se relacionarem entre si.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑